Bibliotecas virtuais gratuitas

1 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em 2005, a Biblioteca Brasiliana faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. Conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente. O conteúdo pode ser filtrado por coleções, por meio de sugestões de pesquisa pela plataforma ou pela busca rápida descrita na imagem abaixo.

2b -Biblioteca A

Biblioteca A

Para acessar a Biblioteca A. O aluno ou professor faz o login no Moodle, utilizando o número de matrícula (sem ponto e nem traço) e a senha 123456 se ainda não fez nenhum acesso no Moodle, caso contrário, utilizar a senha que já foi definida. Na página principal, após login, ele visualiza os nomes das disciplinas e irá visualizar também o nome BIBLIOTECA A. Para acessar, clicar sobre o nome Biblioteca A. Depois do acesso realizado, deve novamente clicar no banner indicativo da Biblioteca A. Tendo acessado a biblioteca digital há um tutorial com as informações para a utilização dos recursos que estão disponíveis.

2 – Domínio Público

Domínio Público

O Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.

3 – Biblioteca Mundial Digital

Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Mundial Digital é um projeto desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo. Entre os documentos disponibilizados na plataforma, estão uma Carta de Cristóvão Colombo e o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), todos em Língua Portuguesa.

4 – Biblioteca Digital da Unicamp

Biblioteca Digital da Unicamp

A Biblioteca Digital da Unicamp é uma das primeiras nesse ramo, começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1971.

5 – Google Acadêmico

Google Acadêmico

Plataforma oferece acesso a artigos científicos, teses e resumos, revisados por especialistas. Nem tudo é gratuito, mas boa parte do conteúdo é acessível.

6 – Portal de Periódicos da Capes

Portal de Periódicos da Capes

Oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Clique aqui para baixar tutorial de acesso.

7 – Biblioteca Interativa do SEBRAE

Biblioteca Interativa do SEBRAE

Conteúdo com linguagem acessível voltado para as temáticas de empreendedorismo e o fortalecimento de pequenos negócios.

8 – Projeto Gutenberg

Projeto Gutenberg

Oferece e-books gratuitos em diversas línguas, incluindo o português. São mais de 46 mil títulos que podem ser acessados.

9 – Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca Nacional Digital

Desde 2006 na internet, a Biblioteca Nacional Digital Brasil tem buscado capturar e armazenar acervos digitais, publicando acervos digitais a partir de programas e projetos de resgate e divulgação de títulos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que conta com uma coleção de aproximadamente 10 milhões de obras.

10 – Biblioteca Virtual de Literatura

Biblioteca Virtual de Literatura

Obras completas da literatura brasileira com leitura na própria página.

11 – Projeto Releituras

Projeto Releituras

Acervo literário nacional e internacional gratuito com mais de 500 autores e biografias de escritores importantes para a literatura.

12 – Editora Springer

Editora Springer

A editora Springer está temporariamente disponibilizando downloads gratuitos dos seus títulos.

13 – Accucoms

Accucoms

A Accucoms disponibiliza gratuitamente até 5 de agosto a coleção de periódicos acadêmicos da University of Chicago Press. São 84 títulos em áreas como Ciências Sociais e Humanas, Artes, Letras e Música, Economia, Direito, Ciência Política,Ciências Biológicas, Educação, Geologia e mais.

14 – Biblioteca Pública de Nova Iorque

Biblioteca Pública de Nova Iorque

Com cerca de 55 milhões de títulos em seu acervo, a Biblioteca Pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos, também conta com sistema de consulta via internet. Reunindo obras desde 1895, a NYPL (sigla em inglês) disponibiliza 700 mil itens em sua coleção digital.

15 – Biblioteca Digital: Passei Direto

Biblioteca Digital: Passei Direto

Lançada em agosto de 2018, a Biblioteca Digital do Passei Direto, plataforma de estudos on-line, conta com mais de 5 mil livros completos, além de conteúdos exclusivos produzidos por especialistas, como apostilas, vídeoaulas e exercícios resolvidos.