Evento discute fenômenos psicanalíticos ligados ao totalitarismo

Live será aberta à comunidade

A Escola de Direito e Relações Internacionais da PUC Goiás irá discutir um novo enfoque para a perversão, que demonstra o impacto dela nos laços sociais, ressaltando os efeitos nos regimes de governo. Neste sentido, a perversão deixa de ocupar preponderantemente o espaço de patologia sexual e passa para o espaço público.  Esta será a discussão será trazida pela doutora Riva Sobrado Freitas, pós-doutora em Direito pela Universidade de Coimbra.

Com o tema A perversão enquanto laço social: a identificação entre sujeito e objeto despertando a paixão de ser instrumento, a live será realizada nesta quarta-feira, 10, às 18 horas, no canal da universidade no Youtube. O evento é aberto à comunidade.

Segundo a palestrante, fenômenos totalitaristas começam a ressurgir na atualidade e podem ser analisados pelo viés da perversão. “Observamos a importância da identificação que se estabelece entre as instâncias psíquicas inconscientes do eu e do objeto, que repercutem na coesão dos membros da “massa” sob uma liderança, aos moldes do nazismo e do fascismo, na Europa no início do século XX, fenômeno esse que, de maneira semelhante,  vemos ressurgir nos dias atuais, com a emergência da chamada direita radical em vários países, tais como: Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, etc”.

Responsável pelo evento, o professor doutor José Querino explica a importância do tema para toda a sociedade. “Vivemos um momento preocupante, onde as respostas da democracia que implicam sempre numa diversidade e mesmo opostos em constante conflito, correm o risco de subtração por respostas típicas de uma reedição do fascismo”. Ele cita a situação da quarentena causada pelo novo coronavírus em que as informações são essenciais são um dever do Estado para o estabelecimento de políticas públicas, mas passam a ser sonegadas.

A palestrante é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pesquisa, Extensão e Graduação em Direito da UNOESC. Atua na área de Direitos Humanos. O evento integra o Circuito Ciência em Casa da universidade.

Escola de Engenharia discute gestão condominial em live