06 / jun / 2020
Expired!

ECEC – POCKET DDC – OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO DE DADOS

Descrição: Ainda há muitas dúvidas em relação às atividades e quais ferramentas um Engenheiro de Dados deve dominar. O mercado de computação em nuvem e projetos Open Source tem oferecido diversas plataformas e ferramentas para que profissionais de TI trabalhem com Big Data e Machine Learning. Diferentes arquiteturas de Big Data definem como deve ser o fluxo de processamento de grandes volumes de dados. No entanto, o que é um benefício também tem seu lado oposto que é gerar dúvidas sobre como iniciar uma carreira como Engenheiro de Dados com tantas opções de ferramentas de Big Data no mercado e como escolher as ferramentas adequadas para as várias etapas que o processamento de Big Data possa ter. Além de orientar os participantes desse encontro em relação as questões levantadas anteriormente, o palestrante vai abordar os seguintes assuntos: – O que faz um Engenheiro de Dados? – O que é a Arquitetura Lambda e sua relação com Engenharia de Dados? – Quais são as tecnologias que um Engenheiro de Dados usa no dia a dia? – Quais são as ferramentas Open Source consolidadas no mercado para trabalhar com Big Data? Quais são as ferramentas mais novas de Open Source de Big Data que prometem bastante? – Big Data é só Hadoop? – Nuvem ou on premise para Big Data? – Quais são os primeiros passos para se tornar um Engenheiro de Dados?

Palestrantes: Prof. Leonardo Afonso, Engenheiro de Computação pela PUC Goiás, Mestre em Ciência da Computação pela UFG com foco em Inteligência Computacional. Doutor em Ciência da Computação pela UFG com pesquisa sobre algoritmos eficientes e escaláveis e suas implementações paralelas em arquiteturas multicore e manycore a fim de acelerar tarefas de busca de documentos por similaridade usando técnicas de Machine Learning. Também na UFG fez pesquisa sobre aplicação de Machine Learning para Reparo Automatizado de Software. Lecionou sobre Inteligência Artificial/Computacional para Engenharia de Computação na Universidade Federal de Goiás. É Engenheiro de Dados na 4Linux e Professor Universitário em programas de pós-graduação de Big Data e Machine Learning.

Tags:
ECISS – AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO APÓS ADAPTAÇÃO DO All APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI)