Live discute o luto coletivo

O Programa em Nome da Vida (PNV) realiza no dia 24 de junho, às 19h30, uma live sobre o tema O luto coletivo como possibilidade de re(encontro) com o viver no perfil do Instagram. Participam como palestrantes da live a coordenadora do PNV, Marina Morabi, e a coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP, Maria Júlia Kovacs. O evento é realizado em parceria com o Centro Acadêmico de Psicologia XII de Maio, Sociedade Brasileira de Psico Oncologia Seção Goiás, Projeto Acolhedor e Patrícia Gramacho.

A coordenadora do PNV, Marina Morabi, explica a importância de se discutir este tema no momento em que a pandemia do coronavírus faz diversas vítimas no país. “Esperamos que esta reflexão possa ser para nós um reencontro de vida, com nosso processo de presentificação daquilo que nos faz bem, que nos traz bem estar, inclusive nas nossas relações mais próximas. É sobre tudo isso que vamos debater nesta live”.

De acordo com o psicólogo Jackson César Buonocore, o luto coletivo é uma forma de cada um chorar as próprias dores. “Por consequência, o sofrimento de outras pessoas é também sentido por nós, já que lembramos o medo de perder familiares ou amigos em situações parecidas. Em vista disso, despertamos a nossa solidariedade pelas dores de quem perdeu seus entes nesses eventos”, pontua o psicólogo. Quem assistir a live terá certificado de 2 horas de atividades extra-curriculares.

(Texto: Eliani Covem/Assessora da Proex)

Leia Mais
Live discute o papel do Juiz de Garantias