PUC Goiás realiza roda de conversa on-line sobre racismo estrutural

O Programa de Direitos Humanos e o Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) da PUC Goiás realizam nesta sexta-feira, 5, às 15 horas, na Plataforma Teams, uma roda de conversa sobre o tema Racismo estrutural e globalismo: reflexões em contexto da Pandemia. Participam da Roda de Conversa o professor pós-doutor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Flávio Sofiati, o professor doutor do curso de Jornalismo da PUC Goiás, Rogério Borges, o gerente de Assistência às Vítimas de Preconceitos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos na Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, Dilmo Luís Vieira, a egressa do curso de Jornalismo da PUC Goiás e ativista pelos direitos humanos, Maria Tereza Lima e o acadêmico do curso de Direito da PUC Goiás e voluntário do PDH, José Carlos Almeida.

De acordo com a coordenadora do PDH, Núbia Simão, este debate se faz necessário diante das inúmeras manifestações em defesa da igualdade racial e contra o racismo estrutural. “É uma forma de expressão institucional da PUC Goiás contra o racismo estrutural. Diante das inúmeras manifestações o PDH não poderia se omitir, precisamos lutar pela igualdade de condições estruturais”, afirma a coordenadora.

Para a coordenadora de Extensão (Cdex), Denize Daudt Bandeira, “a PUC Goiás tem uma tradição no acolhimento às questões sociais, o que reflete na grandeza de seu trabalho extensionista. E nesse momento não poderia ser diferente. O PDH e o Proafro, como programas ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), têm o papel, também histórico, de reflexão sobre as várias formas de racismo e suas violências. E envolver estudantes nesse debate é fundamental na garantia de uma formação para a vida”.

O evento tem parceria com a Prefeitura de Goiânia e com o Observatório de Mídia da Escola de Comunicação da PUC Goiás. A participação no evento on-line é gratuita e aberto à comunidade. O participante terá certificado de 4 horas. Inscrições  aqui.

(Texto: Eliani Covem/ Assessora da Proex)

Leia Mais
Casa do Estudante: cuidados redobrados