Registro da gravação da retrospectiva apresentada durante a reunião de gestores

Reunião de gestores avalia semestre e projeta futuro

Evento on-line avaliou a trajetória da universidade durante a pandemia do novo coronavírus

Uma reunião de gestores inédita marcou o final do semestre letivo 2020/1 da PUC Goiás, nesta quarta-feira, 24 de junho. Realizada no Youtube, por causa da pandemia do novo coronavírus, mais de 200 gestores participaram da avaliação deste período marcado pelo isolamento social e que transformou a rotina da universidade.

Os membros da Reitoria apresentaram os resultados do semestre e falaram dos desafios para a continuidade do ano na instituição. O professor Wolmir Amado, reitor da instituição, conduziu a reunião, da sua sala na Reitoria e cada um dos outros pró-reitores, respeitando o distanciamento social, fizeram participações direto da universidade.

O olhar retrospectivo para este período foi essencial para compreender os desafios superados e o caminho a ser percorrido. “Na reunião de gestores, fizemos uma avaliação retrospectiva sobre o primeiro semestre acadêmico de 2020, vivido sob uma crise desencadeada pelo coronavírus e com o Regime Letivo Remoto Extraordinário. E, também, fizemos o planejamento do segundo semestre, prevendo a incorporação das práticas desenvolvidas e formulando um novo modelo acadêmico de futuro”, explicou o professor Wolmir Amado.

Os participantes assistiram à vídeoretrospectiva, realizada pela Divisão de Comunicação, que trouxe os principais fatos do semestre, desde o início das aulas ainda em janeiro até a adoção do Regime Letivo Remoto Extraordinário. “Se instalou uma crise inusitada e tivemos que fazer um novo plano, conversando a distância e observando outras experiências”, explicou o reitor. O plano contemplou controle sanitário, gestão acadêmica e administrativa, gestão social, logística e comunicação e medidas jurídicas e protetivas, entre outros. Todo o calendário acadêmico foi revisto e as medidas buscaram colaborar com a sociedade e proteger a vida.

O professor Daniel Barbosa, pró-reitor de Administração, destacou as obras realizadas e em andamento e do processo de implantação e reestruturação acadêmica, como as salas de metodologias ativas e a clínica veterinária. “Essa reunião se destaca ainda como marco forte e culminante do semestre acadêmico, na medida que agrega os gestores e converge as suas ações para o horizonte estrategicamente gestado na dinâmica institucional”.

Para Wolmir Amado, a experiência durante a pandemia pode ser descrita como exitosa, diante dos problemas enfrentados e ressaltou o encerramento do semestre de forma sustentável. O encontro virtual foi regado à emoção. A professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, agradeceu aos colegas e falou da honra de fazer parte da equipe de gestores e ressaltou a coragem de cada um em se adaptar ao momento.

Novo semestre

As aulas só serão retomadas em 10 de agosto e a maioria dos acadêmicos da graduação já está de férias. Provavelmente, o modelo adotado será híbrido com alternância entre os regimes remotos e presenciais, explicou a professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, em participação on-line.

Outras novidades estão planejadas a partir de agosto, como a abertura de 4 novos cursos de pós-graduação e a realização do Congresso de Ciência e Tecnologia, que este ano  terá como tema Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. O prazo de inscrições para trabalhos a serem apresentados, informou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, será de 1 a 31 de agosto. Ainda na área da Pesquisa, a universidade encerrará a avaliação dos cursos de pós existentes. “Merecemos uma avaliação positiva”.

O semestre será aberto com a Semana de Integração e Planejamento, realizada antes do início das aulas. Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Helenisa Gomes, vários temas serão retomados, como o programa de integridade PUC Goiás e o café com prosa.

Cepe

Na sequência, foi realizada a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para apreciar, validar e ratificar, em atos formais, todas as decisões administrativas e acadêmicas da PUC Goiás, tomadas durante a pandemia.

Aditamentos do Fies devem ser feitos até 31 de outubro