Defensoria renova acordo e abre vagas de estágio para estudantes de Psicologia

Acordo envolve atendimentos e serviços entre o Cepsi e o CAM

A PUC Goiás, por meio de sua Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS) renovou sua parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) para atendimentos e estágios. Neste mês de julho, foi assinado aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho para a prestação de auxílio técnico às pessoas assistidas pela DPE-GO em demandas processuais e extrajudiciais, e viabilizar o desenvolvimento de atividades de estágio a alunos da instituição.

Em maio, as duas instituições já haviam prorrogado até junho de 2022 o acordo assinado em 2018 para trabalho conjunto. Com o novo acordo, estão previstos serviços e atendimentos coordenados pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia (Cepsi) da universidade tanto na clínica-escola quanto no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública.

Entre os objetivos, estão a realização de entrevistas psicológicas, atendimentos psicológicos e de psicoterapia individuais e em grupos, atendimentos em conjunto com assistentes sociais da DPE-GO, avaliações psicológicas, neurológicas e psicodiagnósticos, atendimentos de emergência em plantões individuais e familiares, visitas domiciliares e institucionais, estudos de caso, relatórios técnicos, além da elaboração de relatório psicológico e psicossocial.

“Tem sido uma parceria muito interessante para ambos. Entre os atendidos estão pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência, crianças e famílias que buscam os serviços da Defensoria”, explica a coordenadora do curso de Psicologia ECISS, professora Noecyr Chaves. Todos os atendimentos são feitos por estagiários do curso com a supervisão de professores e profissionais.

Com a renovação da parceria, seis novas vagas de estágio remunerado foram abertas para os estudantes da universidade. A candidatura deve ser feita a partir do envio de currículo para o e-mail dcam@defensoria.go.def.br. A matrícula na disciplina de Estágio Curricular é pré-requisito para o estágio.

Prêmio para pesquisadoras brasileiras recebe inscrições até dia 22