Docentes discutem metodologias participativas no Regime Remoto

Professores da PUC Goiás participam, a partir de hoje, 6, do Seminário de Excelência em Graduação, uma das etapas do Programa de Formação Continuada de Professores, com o tema Metodologias Participativas no Regime Remoto.

Nesta fase, eles irão aprofundar o conhecimento sobre as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas para aulas e avaliações on-line, que permitem planejamento dar aulas e a elaboração de atividades avaliativas, entre outras.

Este é mais um passo para o aperfeiçoamento do Regime Letivo Remoto Extraordinário, implantado no dia 19 de março, devido a suspensão das aulas presenciais, em cumprimento a determinações das autoridades de educação e sanitárias federal, estadual e municipal.

Adaptação

Toda a comunidade acadêmica e estrutura administrativa precisaram se adaptar a uma forma diferente da habitual de trabalhar. Desde então, a PUC Goiás vem aprimorando as ferramentas disponibilizadas on-line para alunos e professores, visando garantir qualidade e excelência pedagógica neste período de pandemia.

As aulas estão sendo ministradas nas plataformas Moodle e Microsoft Teams. Recentemente, os docentes participaram de capacitação e oficinas para a incorporação do Microsoft Forms, que permite realizar atividades de planejamento e avaliações, às plataformas utilizadas.

Qualificação

Coordenadora de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, a profa. Luciana Machado explica que, desde o início do Regime Remoto, professores e alunos estão passando por etapas de formação, que visam qualificar o uso das plataformas e, com isso, garantir excelência do regime.

Com a suspensão das aulas, no dia 16, a PUC Goiás deu início das inúmeras salas de aula virtuais, que permitiram a reprodução, no regime remoto, a realização das aulas virtuais nos mesmos dias e horários das aulas presenciais, com os mesmos professores, em tempo real.

Além disso, mais de 700 professores receberam orientações via WhatsApp, mais de 300 participaram do Programa de Formação de Continuada do Teams e Forms e igual número das oficinas, que estão atuando como multiplicadores nas Escolas e cursos da PUC Goiás.

“Inicialmente, nosso trabalho foi criar salas, capacitar sobre a utilização e o contato com aluno. A partir de hoje, vamos trocar experiências sobre o ensino remoto e discutir o processo de avaliação do estudante”, destaca. O seminário será realizado na plataforma Teams, conforme agenda compartilhada pela Prograd com os professores.

Escola discute logística durante pandemia