EAD x Regime Remoto. É tudo a mesma coisa?

Com a suspensão das aulas presenciais e adoção do Regime Letivo Remoto Extraordinário – em função de determinação das autoridades sanitárias federal e estadual, que instituíram o isolamento social na tentativa de mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus -, uma série de dúvidas tem surgido entre estudantes. A confusão é se EAD e Regime Remoto são a mesma coisa. Categoricamente, a resposta é não! Mas você pode estar se perguntando, como não se nos dois modelos as aulas são virtuais, não tenho atividades práticas e nem utilizo a estrutura física da universidade? Continua sendo não e vamos te explicar por que.

Regime Remoto

É verdade que as duas formas de desenvolvimento do processo educacional utilizam como suporte as Tecnologias da Informação e da Comunicação. No entanto, há uma grande diferença, no ensino remoto, o processo de ensino-aprendizagem ocorre de modo síncrono. Vixe! E o que é isso? Bom, no modo síncrono, professor e alunos estão conectados ao mesmo tempo, no mesmo horário. Você e seu professor entram lá no Teams ou no Moodle, na hora marcada para aula, ele explica o tema, você tirar dúvidas na hora. Há interação e diálogo em tempo real. É tipo uma “presença, só que virtual”.

EaD

Já a Educação a Distância (EAD), o processo educacional ocorre de forma diferenciada. Primeiro que há uma grande flexibilidade de tempo e espaço de estudo. Alunos e professores participam do processo educacional em tempos distintos. Na verdade, vocês não se “encontram” no ambiente virtual. Você acessa o material didático publicado na disciplina, realiza seus estudos e entra em contato com o professor para tirar dúvidas, geralmente, em horários preestabelecidos. Esse modelo de comunicação ocorre forma assíncrona, isto é, em tempos distintos. No EAD, tem figura do tutor, que é com quem você interage diretamente e recebe o suporte ao processo de aprendizagem.

Viu como a resposta é mesmo não? Resumindo: a grande diferença entre ensino remoto e EaD é que enquanto no primeiro há a realização de uma fato, tipo a que você tem presencial mesmo, no EAD há a flexibilização de tempo e uma grande exigência do aluno realizar seus estudos de modo autônomo.

Leia Mais
Plataforma orienta comunidade acadêmica durante pandemia