Live aborda diagnóstico e intervenção em distúrbio da fala

O curso de Fonoaudiologia realiza mais uma live, nesta sexta-feira, 22, aberta a todos os alunos, na Plataforma Microsoft Teams, com tema muito importante para a atuação profissionais. A fonoaudióloga e especialista em voz, Juliana Bitar, irá falar sobre Atuação fonoaudiológica na Apraxia de Fala. O evento integra o circuito Ciência em Casa da PUC Goiás.

O distúrbio é diagnosticado por fonoaudiólogos a partir de uma avaliação em consultório e, na maioria das vezes, está relacionado com outra comorbidades, como Síndrome de Down e Autismo. O objetivo do evento é mostrar como diagnosticar e tratar as crianças acometidas pela apraxia de fala.

Organizadora da live, a professora Eliane Faleiro explica que o distúrbio é neurológico e envolve o aspecto motor da fala. “O indivíduo tem dificuldade em sincronizar e fazer as sequências dos movimentos da fala E nesse momento, a criança não consegue ter propriedade para combinar os fonemas e juntá-los para fazer palavras e depois, frases”.

A palestrante é especialista no tema e vai mostrar como é possível auxiliar estes pacientes a organizar os motores específicos para a produção dos sons.

“Esta temática é muito vista nos consultórios, a patologia está em evidência

justamente por causa da avaliação”, explica Eliane.

Juliana Bitar tem aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial e aprofundamento em dislexia e transtornos de aprendizagem pelo CEFAC, aprimoramento em linguagem oral infantil pela TK-EAD, teperapeuta PROMPT nível II, capacitada pelo método multigestos, speach EZ e DTTC.

Leia Mais
Modern Parenting