Programação debate filosofia, literatura e cinema na pandemia

Com programação compartilhada, os cursos de Filosofia e Letras, da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, realizam a partir desta quarta-feira, 20, a 16ª edição do Colóquio Filosofia, Cinema e Educação, junto ao Sarau de Letras e o I Colóquio de Letras. O tema central será Pandemia: Filosofia, Literatura e Cinema. Os eventos integram o circuito Ciência em Casa da PUC Goiás.

O objetivo é oferecer um espaço de reflexão e debate, que ultrapasse a sala de aula, voltado para as áreas de conhecimentos dos cursos e com uma reflexão sobre o atual momento. Das 7h30 às 12 horas e das 18h30 às 22 horas, os estudantes da Escola poderão assistir a programação pela Plataforma Microsoft Teams.

De acordo com a professora Polliana Rocha, coordenadora do curso de Filosofia, as últimas edições do evento, que era presencial, trouxeram um pensar crítico-reflexivo sobre as questões que envolvem a Filosofia, o Cinema e aa Educação. “A ideia é levar os alunos a formular novos conceitos com base nos debates que envolvem a educação e o desenvolvimento do cinema brasileiro. É importante destacar que, em tempos de Pandemia, precisamos refletir e especular sobre as capacidades humanas de se adaptar a situação inédita que estamos vivendo”, explica ela.

Durante a programação, será realizado o 1º Colóquio de Letras com reflexões realizadas pelas três áreas de conhecimento do Curso de Letras: Língua Portuguesa, Linguística e Literatura.  Já a 3ª edição do Sarau traz o protagonismo dos alunos com a divulgação de atividades artísticas produzidas por eles (música, poesia, dança, entre outros).

A programação dos eventos contará com conferências, palestras, roda de conversa, apresentações artísticas e minicursos. As conferências e palestras apresentarão leituras e análises realizadas por professores doutores dos colegiados de Letras e Filosofia e de outras instituições de ensino superior.

Vestibular

Os cursos de Letras e Filosofia estão com 60 vagas abertas cada para o Vestibular Geral e Social da PUC Goiás. As inscrições podem ser realizadas aqui. Os dois cursos são modalidade licenciatura, com duração de 4 anos  e 3 anos e meio, respectivamente, e ofertam bolsas de até 50% de desconto nas mensalidades.

Projeto busca financiamento para confecção de máscaras para população de rua