Arquivo IDF

Projetos de extensão acompanham famílias em situação de vulnerabilidade durante pandemia

Assistentes sociais do Instituto Dom Fernando intermediaram doações de alimentos e produtos de higiene

Por meio da extensão universitária, a PUC Goiás se aproxima de diversas comunidades na região metropolitana de Goiânia com atividades de assistência e formação continuada. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, grande parte dessa comunidade foi diretamente afetada com o desemprego e a impossibilidade de atividades autônomas presenciais. Por isso, a equipe de assistentes sociais do Instituto Dom Fernando (IDF) entrou em contato com as famílias atendidas por seus projetos para a doação de alimentos neste período.

Somente na Escola de Circo Dom Fernando (ECDF), projeto de arte-educação ligado ao IDF instalado na região Leste da capital, foram doadas 255 cestas de alimentos nos últimos meses. “Nosso assistente social realizou cerca de 150 ligações para as famílias dos educandos, com o objetivo de verificar as situações de vulnerabilidade alimentar. Identificamos que 45 famílias precisam do auxílio”, lembra a coordenadora da ECDF, psicóloga Janaína Gomes.

Para conseguir atender a demanda, a universidade se movimentou com a campanha “Vamos dar um show de solidariedade?” que mobilizou a comunidade de professores, funcionários, acadêmicos e parceiros. As cestas com alimentos e materiais de higiene pessoal foram entregues diretamente nas casas dos educandos, evitando aglomerações na escola.

Do outro lado da cidade, na região Noroeste, famílias em situação de vulnerabilidade social que procuraram o Centro Comunitário de Meninas e Meninos (Cecom), também ligado ao IDF, conseguiram arrecadar e doar centenas de cestas de alimentos, além de marmitas, às comunidades da região. Somente no dia 15 de julho, o projeto realizou a entrega de 60 cestas de verduras e frutas doadas pelo Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e do Mesa Brasil, do Sesc Goiás. As famílias seguem sendo acompanhadas pelas equipes de assistência social dos projetos.

Bioética nas profissões é tema de debate na ECAB