Foto: Ana Paula Abrão

Siap inicia sua primeira edição remota nesta segunda-feira (10)

Evento terá como foco desafios atuais e cenário pós-pandemia

Neste semestre, o evento que precede o início das aulas na PUC Goiás será diferente: pela primeira vez em 25 anos, a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) será completamente on-line. As atividades remotas com gestores, professores e funcionários administrativos da universidade começam na próxima segunda-feira, 10, com a reunião de gestores, e seguem até sexta-feira, 14.

A expectativa é que todos os quase 1.500 professores participem das oficinas de atualização e reuniões de colegiado para o planejamento das atividades acadêmicas do semestre. Os funcionários administrativos também terão um encontro marcado no dia 13, às 16 horas, com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). “Estamos iniciando um novo semestre, mas em continuidade com um contexto bastante parecido ao passado, que é de pandemia. Então, nós temos que revisitar aquilo que foi feito, colocar algumas ênfases, alguns aspectos de avaliação sobre aquilo”, lembra o reitor Wolmir Amado, que abrirá nesta terça-feira, 11, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Como relembra o líder da universidade, a 47ª edição da Siap trará considerações sobre espaço físico, ensino híbrido e novas tecnologias educacionais, além de decisões práticas para o segundo semestre letivo de 2020 na instituição. “É uma gama importante de atividades que todos os nossos quase 1.500 professores vivenciarão”, lembra a pró-reitora de Graduação da universidade, professora Sonia Sousa. “É uma oportunidade, também, de atualização, a cada semestre, com relação aos temas da atualidade do ensino superior no Brasil”, frisa.

Além da retrospectiva e prospecção trazida pelo evento, os gestores, docentes e funcionários discutirão também os aprendizados acumulados até aqui e o cenário esperançoso de uma queda gradual da pandemia e um possível retorno gradual à presencialidade. Na PUC Goiás, as aulas da graduação e pós-graduação retornam no dia 17 de agosto, de forma remota.

2nd Pregnancy Chronicles