Celina Turchi é homenageada pela Turma da Mônica

Doutora honoris causa pela PUC Goiás, cientista foi destaque mundial por pesquisa sobre o zika vírus

A cientista Celina Turchi, doutora honoris causa pela PUC Goiás, foi homenageada esta semana pela Turma da Mônica por seus esforços na pesquisa que identificou a ligação entre o zika vírus e a microcefalia, a chamada zika congênita.

Atualmente ligada ao Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz/PE), a pesquisadora é reconhecida como uma das cientistas mais influentes de toda a América Latina. Em 2016, chegou a ser eleita pela revista Nature como uma das pesquisadoras mais importantes do ano. Em 2018, recebeu o título solene da PUC Goiás.

Na solenidade de entrega do título, a cientista se emocionou por receber tal honra da instituição que tem seu pai, o professor Egídio Turchi, como um dos fundadores. “É uma enorme honra, é um título de reconhecimento. Sou eternamente grata pelo prêmio, eu e minha família, e o grupo da pesquisa todo se sente muito honrado. E agora, me sinto parte dessa nova comunidade”, frisou.

Agora, em 2020, a homenagem da Mauricio de Sousa Produções ocorre no projeto Donas da Rua da História, que visa trazer visibilidade para pesquisadoras, artistas e atletas como inspiração para meninas e mulheres. Na ilustração, Turchi foi representada pela personagem Denise.

Leia Mais
Inscrições para bolsas de docentes, funcionários e dependentes começa dia 27