PUC Goiás participa de testagem da Covid-19 em Goiânia

Exames foram realizados no laboratório da universidade

O Laboratório Clínico da PUC Goiás participou, pela segunda vez, do inquérito sorológico de base populacional do município de Goiânia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foram realizados testes para identificação de anticorpos da Covid-19 em mais de duas mil pessoas, escolhidas por amostragem, no último final de semana, 30 e 31 de maio.

Com os resultados, o poder público traçará novas estratégias de controle da pandemia na capital, incluindo estimativa de leitos hospitalares e medidas de isolamento social. Os exames foram realizados por cinco professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia com participação de 20 estagiários dos dois cursos da universidade. As amostras foram colhidas pela equipe da Secretaria de Saúde, que divulgará os resultados.

Segundo o coordenador do Laboratório, professor Frank de Souza Castro, a parceria demostra o compromisso da universidade no combate epidemiológico ao novo coronavírus e possibilitou que estudantes colocassem em prática a aprendizagem teórica do curso.

Lívia Mendes de Freitas, estudante do 8º período de Biomedicina, participou pela segunda vez dos testes. Da primeira, auxiliou na coleta e, nesta segunda, trabalhou no laboratório. “É uma experiência única, que acrescenta profissionalmente e ajuda a população”, afirmou.

A parceria foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, a universidade teve papel importante desde o primeiro inquérito. “Neste segundo momento, a PUC aceitou nossa solicitação de processamento das amostras em seu espaço físico, o que possibilitou o andamento do inquérito”.

Mudanças do Pacote Anticrime são tema de live com Ministério Público